Trezentos anos de confiança!
Queridos irmãos, certa vez Jesus disse a Simão: “Avança para as águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca” (cf. Lc 5,4ª).
Simão estava cansado e desanimado, pois havia trabalhado a noite inteira e nada pescou, mas em atenção à Palavra de Jesus ele lançou as redes e para sua surpresa e alegria conseguiu pescar tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam (Cf. Lc 5, 6).
Simão deixou seus critérios humanos e sua sabedoria de pescador, para confiar na Palavra de Jesus e o resultado foi surpreendente.
Queridos irmãos, uma vez em 1717 no rio Paraíba três pescadores também trabalhavam com suas redes sem obter nenhum resultado. Um deles lançando as redes quase que pela última vez, pois já estavam cansados e desanimados, recolhem o corpo de uma imagem de Nossa Senhora, lançando novamente a rede encontram a cabeça da imagem que se ajustou perfeitamente ao corpo.
Eles guardaram com muita devoção aquela imagem em seus pertences e confiando na intercessão de Nossa Senhora eles lançaram as redes e tiveram para surpresa uma pesca tão abundante que tiveram medo de afundar pelos muitos peixes que estavam na barca.
Dois acontecimentos que se completam, a obediência à Palavra de Jesus, transformou a vida de Simão naquela pesca milagrosa. Também a confiança em Nossa Senhora que nos pede para obedecer a Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser” ( Cf. Jo 2, 5 ), transformou a vida daqueles três pescadores que estavam cansados e desanimados.
Queridos irmãos, no simbolismo bíblico a barca representa a Igreja. A imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada nas águas do rio Paraíba foi colocada na barca daqueles pescadores.
Essa realidade é muito forte, pois nos ensina que Nossa Senhora Aparecida estará sempre dentro da Igreja, orientando os seus filhos para obedecer a Jesus e não ficar na margem, mas sempre ir às águas mais profundas do seu Evangelho.
Quando você estiver cansado e desanimado, se sentindo derrotado, sem perceber o resultado do seu trabalho, como Simão, depois daquela noite frustrada no lago de Genesaré e também aqueles pescadores no rio Paraíba, confie no Senhor e acredite na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, pois ela nunca lhe deixará desamparado.
Desde 1717, a Imaculada Conceição Aparecida cuida do povo brasileiro e continuará cuidando, sobretudo neste momento difícil que estamos passando. Confiemos sempre na Mãe e Rainha de nossa Pátria e continuemos “lançando as redes.”
NOSSA SENHORA APARECIDA,
ROGAI POR NÓS!
Pe. Iolando