Ame; e seja fiel a Aliança!
Queridos irmãos, Deus estabeleceu uma aliança de amor com o povo no Monte Sinai e pediu para Moisés orientar o povo para permanecer fiel a esta aliança.
“Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra.
E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” ( Ex. 19, 5-6ª).
Esta aliança de amor, que nos torna uma nação santa, teve sua plenitude em Jesus Cristo. Ele, o Verbo Encarnado, é a manifestação de amor do Pai com a humanidade.
“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” ( Jo 3,16).
Prezados irmãos, é este amor teologal que sustenta a aliança e comunica a vida e a conversão, pois, nos ensina o Apóstolo Paulo: “Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” ( Rm 5,8).
Queridos irmãos, hoje somos chamados para trabalhar na vinha do Senhor, e temos a oportunidade de corresponder com gratuidade e fidelidade a esta aliança. Não esqueça, que amor deve ser recompensado com amor, e deste modo, seremos fiéis.
Aquele que por muitos motivos responde sim, mas, não ama verdadeiramente, desiste facilmente da missão.
Quando nos falta este amor, nós traímos a aliança, pois não temos a coragem de passar pela porta estreita, mas adentramos pela porta larga de nossas vontades e razões.
Vamos servir ao Senhor com alegria, pois , Ele nos fez e nos chama a todo momento para proclamar com nossa vida e nosso testemunho que sua “bondade perdura para sempre e seu amor é fiel eternamente” ( Sl 99,5).
São João Maria Vianney,
Rogai por nós!